terça-feira, abril 12, 2005

Ponta Delgada - Vandalismo Cultural ou Desenvolvimento XLIII

O Largo 2 de Março - nome atribuído ao largo em homenagem à data do decreto 2 de Março de 1895, assinado por João Franco, em que foi consagrado o 1º Regime Autonómico - resultou da demolição das últimas casas da Rua de S. Miguel e da destruição da cerca do Convento da Conceição, no séc. XIX, que descia então obliquamente do canto da Rua de S. Miguel até ao local onde hoje existe o edifício construído, a partir de 1900, por João Augusto Carreiro de Mendonça, actual Residencial das Palmeiras. Esta demolição foi iniciada a 9 de Agosto de 1897, era Presidente da Câmara o Sr. João Leite Pacheco de Bettencourt e Câmara.

A actual Rua Coronel Miranda terminava num pequeno “saco” que a ligava primitivamente à Rua da Canada, daí talvez a razão da antiga toponímia, Rua do Saco, «do Saco do maranhão ... » ou «rua doSaco nomara­nham ... » ou ainda «Ruado maranhão donde cham[ao]aRua do Saco... », e que liga o Largo 2 de Março, para norte, com a Rua João Francisco de Sousa.



Pormenor da Planta de Ponta Delgada em 1831 desenhada por António Ferreira Garcia d’Andrade, vendo-se onde convergiam conjuntamente a Rua do Saco e a Rua de S.Miguel formando uma pequena bolsa (saco). A vermelho a Rua Lisboa cujo prolongamento para nascente resultou, com a demolição das últimas casas da Rua de S. Miguel, da cerca do Convento da Conceição e de uma parte do próprio Convento, o actual Largo 2 de Março e a Rua 16 de Fevereiro.


Aspecto actual do Largo 2 de Março. Notar o inacreditável edifício à esquerda, dantes ocupado por um edifício de proporções equilibradas com os restantes edifícios

O Maranhão era uma zona da cidade que ocupava a área delimitada pela Rua do Coronel Silva Leal (antiga «Rua Nova do Maranhão» que a partir do séc. XVII, com a construção da Ermida do Desterro, passou a chamar-se «Rua do Desterro»), a nascente, Rua Tavares de Resendes, a poente, Rua João Francisco de Sousa, a norte e actual Largo 2 de Março, a sul.
Antes do séc. XVII havia a nascente da então Rua do Saco um beco, paralelo a esta, o «Beco do Maranhão» que a Câmara, por deliberação de 28-4-1624, decidiu melhorar como «uma nova rua direita do sul para o norte...», atribuindo-lhe em 31-10-1625, o nome de «Rua Nova de S. Miguel», hoje Rua de S. Miguel, que liga o Largo 2 de Março à Rua João Francisco de Sousa.

Carlos F. Afonso
| Arquivo de Comentários Antigos