terça-feira, março 15, 2005

Ponta Delgada - Vandalismo Cultural ou Desenvolvimento XLII

A hoje Rua do Diário dos Açores, assim chamada por estar aí sediado este vespertino, era onde começava a antiga «Canada do Maranhão», depois «Rua da Canada»
Esta rua que se iniciava no Canto da Cruz, está hoje dividida pelo Largo 2 de Março em dois troços, a Rua do Diário dos Açores até ao referido largo, e a Rua Tavares de Resende que se segue ao Largo 2 de Março e ao início da antiga «Rua Formosa», hoje Rua de Lisboa.
Manuel Augusto Tavares de Resende nasceu em Ponta Delgada, a 23 de Fevereiro de 1849, e aqui faleceu no dia 3 de Janeiro de 1892, com 42 anos de idade. Criador da imprensa quotidiana insular, fundou o jornal "Diário dos Açores", em 5 de Fevereiro de 1870, que dirigiu durante 22 anos. Por deliberação da Câmara Municipal, de 9 de Janeiro de 1914, foi dado o seu nome à antiga "Rua da Canada" (Canada do Maranhão, quando Ponta Delgada era simples vila). Por ocasião do centenário do seu jornal, em 1970, a Câmara Municipal, em deliberação de 2 de Janeiro, mudou a toponímia da "Rua Tavares de Resende", no troço compreendido entre a Rua Mont'Alverne de Sequeira e o Largo 2 de Março, dando-lhe o nome de "Rua Diário dos Açores" (in José Andrade).
A Rua Tavares de Resende prolonga-se para o norte até encontrar o terceiro eixo da cidade, o eixo norte, neste local actualmente chamado Rua João Francisco de Sousa e antigamente «2ª Rua do Conde», no local conhecido por Canto da Fontinha, antigo «Canto da Fonte» ou «Canto da Fontinha do Maranhão», que constituía, na altura, o limite urbano da cidade.

João Francisco de Sousa faleceu em Ponta Delgada, no dia 1 de Setembro de 1915. Foi Governador Civil de Ponta Delgada e benemérito local. No exercício das suas funções oficiais, mereceu um louvor da própria Câmara Municipal, por deliberação de 3 de Julho de 1912, pela aprovação do projecto de construção do caminho de ferro na Ilha de S. Miguel e pelos esforços desenvolvidos para a manutenção do Liceu Central de Ponta Delgada. De entre as acções filantrópicas que empreendeu, destaca o jornal “Açoreano Oriental”, em Abril de 1860, o seu contributo para "brindar o capitão da escuna inglesa `Ocean Baid' Mr. John Whenton Pring, sua tripulação, prático, quatro barqueiros e seu barco de serviço, que foram no dia 11 de Abril corrente explorar as Formigas em busca de náufragos, que se dizia terem ali na semana antecedente acendido fogueiras para chamar a atenção de quem lhes acudisse" (in José Andrade).




Cruzamento da Rua da Esperança com a Rua da Cruz (à direita) e Rua da Canada, hoje Diário dos Açores (à esquerda). Em frente a Rua Marquês da Praia.
Notar que a casa da esquina da direita era uma bonita casa do séc. XVIII com varandas em madeira. Foi depois substituída por outra dos finais do séc. XIX que agora tem o seu r/c desfigurado pela instalação duma farmácia.
Carlos F. Afonso
| Arquivo de Comentários Antigos