segunda-feira, janeiro 10, 2005

Ponta Delgada – Vandalismo Cultural ou Desenvolvimento? - XXXIII

A poente o Largo de S. Francisco era limitado pelo Convento e Igreja dos Franciscanos, depois secularizado pelo liberalismo e adaptado a Hospital da Misericórdia de Ponta Delgada, hoje descaracterizado quer pela fachada neoclássica ali colocada no séc. XIX depois de demolida a fachada do Convento quer pelas sucessivas adaptações desde então sofridas no seu interior. Encostada à igreja do convento dos franciscanos, no seu lado norte, edificou-se nos começos da década de 1780 a ermida de Nossa Senhora das Dores. Por ser lugar de utilidade para as freiras e frades vizinhos e para a população de Santa Clara, em vereação de 26-1-1718 a Câmara acordou « que no Campo de São Fran.° sefizesse hum chafaris assim p.a mais ornato daquella prasa como p.a bem comum dos moradores que vivem daquella banda por lheficar longe as fontes que ha nestacidade »
Este Chafariz foi posteriormente demolido quando se construiu o Aterro e se ajardinou o fosso e terrenos da esplanada da Fortaleza de S.Brás.



Igreja e Antigo Convento dos Franciscanos, séc. XVII. Parte da clausura foi demolida e a maior parte do interior destruída para construir o Hospital da Misericórdia


Fachada neoclássica da Misericórdia resultante da demolição do Convento dos Franciscanos. A Igreja permanece intacta e é um dos mais bonitos exemplares de arquitectura religiosa da ilha. Notar a desproporção volumétrica da actual fachada como que a querer apagar a bonita Igreja


Desenho do Chafariz e sua localização vendo-se o Castelo e o fosso ainda não aterrado e ajardinado


Foto do Chafariz já desaparecido


No local
onde estava o Chafariz de 1782 existe agora o Monumento do Emigrante, da autoria do escultor Álvaro França que poderia e mereceria ser situado em qualquer lugar nobre da cidade, sem se ter destruído o bonito chafariz do séc.XVIII, ainda no séc.XIX.


Pedra de Armas do antigo Chafariz
do Campo de S. Francisco do séc. XVIII, ali colocada em 1848 e hoje no museu Carlos Machado

Carlos F. Afonso

| Arquivo de Comentários Antigos