terça-feira, dezembro 21, 2004

Ponta Delgada – Vandalismo Cultural ou Desenvolvimento? - XXX

A Rua Caetano de Andrade continua-se pela Rua de Luís Soares de Sousa, antiga Rua de S. Francisco, terminando no lado sul do Campo de S. Francisco.
Luís Soares de Sousa nasceu, em Ponta Delgada, a 16 de Outubro de 1846, falecendo, nesta mesma cidade, em Fevereiro de 1901. Oriundo de família pobre, iniciou a sua vida como empregado de mercearia e acabou por tornar-se num dos mais importantes industriais e comerciantes de Ponta Delgada.
Foi um dos principais benfeitores do Asilo de Mendicidade de Ponta Delgada, inaugurado em 24 de Junho de 1876, doando-lhe a sua casa na rua que ostenta hoje o seu nome. Foi, ainda, um dos maiores entusiastas do projecto de construção do Caminho de Ferro de S. Miguel, abortado com o início da 1ª Grande Guerra, em 1914.
Autonomista convicto, fez parte da primeira Comissão Autonómica, saída do comício realizado, no velho Teatro Micaelense, em 19 de Fevereiro de 1892. Foi também vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada, co-fundador da Fábrica de Tabaco Estrela e grande impulsionador das festas do Senhor Santo Cristo. A designação toponímica “Rua Luís Soares de Sousa” foi atribuída por deliberação camarária de Abril de 1901. ( in José Andrade, A Face Humana da Toponímia de Ponta Delgada, Ed. da CMPD, 2001).
Carlos F. Afonso
| Arquivo de Comentários Antigos