sábado, novembro 27, 2004

Ponta Delgada – Vandalismo Cultural ou Desenvolvimento? - XXVI


Aspecto actual da Praça do Município. À esquerda, a Rua de Santa Luzia, antiga Rua da Carreira e à direita a Rua do Açoreano Oriental, antiga Rua da Cadeia Velha

Retornando à Praça do Município e olhando a Câmara de frente vemos que na parte sul do edifício existe a Rua de Santa Luzia, antiga “Rua da Carreira que vaj para o corpo Samto”ou “Rua da Carreira” que depois de cruzar a Rua do Sampaio (hoje Dr. Luís Bettencourt e Medeiros e Câmara), se dirigia ao Cais do Corpo Santo e à Fortaleza de S. Brás.
Nesta rua existia do lado sul um bonito solar do séc. XVII, pertencente ao ilustre historiador de arte e etnógrafo Dr. Luís Bernardo Leite de Ataíde, que nasceu em Ponta Delgada, em 25 de Abril de 1883, aqui falecendo a 17 de Julho de 1955.
Cursou Direito em Coimbra, em 1900, mas, regressado a Ponta Delgada, dedicou-se, especialmente, à pintura e à escrita de arte. Publicou, nomeadamente, “Manifestações de Arte entre nós nos séculos XV, XVI e XVII”, “Notas sobre Arte”, “Etnografia Artística”, “Vida Antiga de S. Miguel” (2 volumes), “Ermidas Micaelenses”, “Arquitectura Regional” e “A Nossa Gente”, bem como, já nos anos quarenta, “Organização de Museus em Ponta Delgada”, “As Secções de Arte e Etnografia no Museu de Ponta Delgada”, “A Urbanização de Ponta Delgada e a sua Arquitectura” e “Trechos da Vida Rústica Regional”, entre outros. Foi fundador e director das Secções de Arte e de Etnografia do então Museu Municipal de Ponta Delgada, impulsionando a instalação definitiva do actual Museu Carlos Machado no Convento de Santo André. Na vida política, foi eleito, em 1921, deputado liberal pelo círculo de Ponta Delgada, integrando a comissão encarregue de estudar a Reforma do Estatuto das Juntas Gerais Autónomas.
O solar do séc. XVII que pertenceu ao Dr. Luís Bernardo Leite de Ataíde foi demolido para se construir o actual edifício dos Correios.


Edifício dos Correios, situado na actual Praça Vasco da Gama, construído no local onde existiu um solar do séc. XVII. O Fontanário, à direita, foi transferido do Relvão onde se encontrava e foi oferecido pela companhia belga de águas de Liège, fornecedora das tubagens para o abastecimento de água potável a Ponta Delgada


O mesmo fontanário na sua localização inicial no Relvão em 1901

Carlos F. Afonso
| Arquivo de Comentários Antigos