quinta-feira, novembro 18, 2004

Ponta Delgada – Vandalismo Cultural ou Desenvolvimento? - XXIV

Este espaço conduzia ao antigo e pitoresco Cais da Alfandega, construído entre 1829 e 1831, por proposta do Capitão-General Almirante Henrique Sousa Prego, segundo o projecto de João Valentim Schmoll, alemão residente em Ponta Delgada que construiu o anterior relógio da Matriz , hoje na Povoação. Há quem diga que teria sido relojoeiro do Rei Luís XVI e que teria vindo para a Bretanha acompanhando o Delfim, supostamente aqui refugiado, o que teria originado o apelido Capeto naquela freguesia
O projectista oficial, Manuel Joaquim da Silva, ter-se-á limitado a copiar o referido projecto e que substitui o antigo Cais da Terra descrito por Frutuoso: “dois cais de cantaria e suas escadas de serventia; e por um estar no meio do porto, faz de um dois, no de leste entram os navios, e no de loeste entram e vão batéis, e está o Pelourinho que disse; e para ambos entram por uma barra. Sobre o cais, da banda do levante está a alfândega com muitas oficinas e ameias, e, da banda da terra, está um peitoril, com sua porta, como muro, com suas bombardeiras, que aparta a praça da cidade de ambos os portos ou do porto dela; no primeiro dos quais, onde entram os navios, parece correr uma ribeira de água quase doce que ali com a salgada se mistura, ainda que por mais certo se tem ser água do mar que com a enchente se sume pela terra e com a vasante torna a sair dela, já menos salgada; e no segundo estava um chafariz grande como tanque, onde tomavam água os mareantes e lavavam roupa, procedido de outro que com a frescura das muitas bicas está ornando a Praça, o qual mandou fazer um Micer Bernardo."
O Cais da Alfandega, porventura o mais pitoresco local de Ponta Delgada, foi selvaticamente destruído pelo prolongamento do alargamento do Aterro e com a construção da Avenida Infante D. Henrique e a Praça Gonçalo Velho.



Edifício da Alfândega


Vista do lado sul da Matriz e cais com o edifício da Alfandega já modificado e igual ao que existe hoje como sede da PSP.
A Varanda de Pilatos já construída.
Foto tirada da Torre da Câmara Municipal.



A Praça Gonçalo Velho cerca de 1957, vendo-se o antigo cais já aterrado, o edifício da Alfandega antiga ao fundo e à direita a Avenida já construída.
O edifício com arcadas a nascente da praça, parcialmente construído e situado no local do antigo Cais da Terra



Cais da Alfandega (Fonte dos Navegantes) Foto de 1870.
À direita ficava a Alfandega e o seu cais e à esquerda o chamado Cais Velho.
Também à esquerda se vêem as Portas da Cidade, encostadas a uma muralha que, para o lado norte virado para a Matriz, era constituída por arcadas com os açougues.
Posteriormente estas arcadas foram demolidas e a muralha rebaixada para se construir a Varanda de Pilatos, quando da construção do Aterro.



Nova vista mas tardia do Cais Velho, já com a Varanda de Pilatos construída


Vista da Varanda de Pilatos

Nos próximos dias continuaremos no Cais.

Carlos F. Afonso
| Arquivo de Comentários Antigos