segunda-feira, outubro 25, 2004

Ponta Delgada – Vandalismo Cultural ou Desenvolvimento? - XVIII

No Largo da Misericórdia, hoje Largo Vasco Bensaúde, a seguir à casa Bensaúde temos a Rua Manuel Inácio Correia , que contornava a antiga Misericórdia pelo nascente e liga o Largo para o norte com a Rua Machados dos Santos que é uma das ruas que constituiu o eixo mediano que atravessa a cidade.

Manuel Inácio Correia, de seu verdadeiro nome Manuel Correia Picanço, nasceu em Ponta Delgada, em 1848, e faleceu em Lisboa, onde fixara residência, no dia 5 de Outubro de 1911. Benemérito cidadão, dotou o Albergue Municipal, os Asilos de Mendicidade e Infância Desvalida e a Cozinha Económica com um rendimento anual nunca inferior a 300$00 reis, legou ao Tenente-Coronel Francisco Afonso de Chaves a quantia de 25 000$00 para construção do edifício próprio para o Museu Municipal de Ponta Delgada e deixou à Câmara Municipal 8 000$00 para aplicar anualmente o seu rendimento a prémios aos artistas de S. Miguel que se tornarem distintos nas artes de ourivesaria, marcenaria, serralharia ou fundição, doando ainda o remanescente dos seus bens à Misericórdia local.
A designação toponímica “Rua Manuel Inácio Correia” foi atribuída por deliberação camarária de 7 de Outubro de 1911.

Chamava-se esta rua pelo menos desde 1514 e até 1911, Rua do Valverde, porque no início do povoamento e quando Ponta Delgada ainda era um simples lugar ali corria a frondosa ribeira do Valverde.
O nome primitivo é ainda hoje vulgarmente usado e serão poucos os que se lembram ou sequer conhecem a “nova” toponímia.

Esta rua ao atravessar o largo contorna pelo nascente as traseiras da Igreja da Matriz e continua-se pela Antiga Rua da Alfândega que nos levava antigamente ao cais e agora à avenida Infante D. Henrique.

Carlos F. Afonso
| Arquivo de Comentários Antigos