quinta-feira, outubro 14, 2004

Ponta Delgada – Vandalismo Cultural ou Desenvolvimento? - XIII

Vindo do Largo da Graça (Camões), continuando para poente passamos pela Travessa de S. João, hoje Dr. Francisco Machado de Faria e Maia e que nos levava ao Convento de S. João.
Dr. Francisco Machado de Faria e Maia era filho do 2º Visconde de Faria e Maia, sendo este grande amigo e companheiro de Antero. Foi autor de importantes estudos de História dos Açores (Capitães-Donatários, Capitães-Generais, Um Deportado da Amazonas, etc, etc). Autonomista sincero, ocupou diversos cargos públicos e patrocinou, com a sua enorme fortuna, várias obras de benemerência.

Em seguida chegamos a uma bifurcação que tem a sul, a Rua dos Mercadores, que mantém a designação seiscentista, embora antes se tenha chamado Rua João das Chagas e a do norte a antiga Rua da Amargura do séc. XV, mas desde o séc. XVI conhecida como Rua da Misericórdia.

Hoje essa bifurcação foi alterada pela abertura duma rua para a esquerda, em direcção à famigerada Avenida Infante D. Henrique, a Rua Dr. José Bruno Carreiro , demolindo-se uma série de casas de interessante arquitectura do séc. XIX, mantendo-se contudo a fachada do bonito edifício setecentista, hoje adaptado a hotel.
José Bruno Tavares Carreiro nasceu em Coimbra, a 28 de Agosto de 1880, e faleceu em Ponta Delgada, a 4 de Janeiro de 1957. Era filho do cirurgião micaelense Dr. Bruno Tavares Carreiro. Formado em Direito, fundou, ainda jovem, o semanário "O Distrito", e, já em 1920, o diário "Correio dos Açores", com Francisco Luís Tavares.
Na actividade jornalística e na vida política, pugnou sempre pela defesa da autonomia administrativa dos Açores.
Como escritor, publicou a peça "Uma Véspera de Feriado", de projecção nacional, mas também vasta obra sobre Antero de Quental e Teófilo Braga. Era membro da Sociedade "Tábua rasa", de Lisboa, sócio fundador do Instituto Cultural de Ponta Delgada e Comendador da Ordem de Cristo.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada deliberou atribuir o seu nome à rua compreendida entre a Avenida Infante D. Henrique e a Rua dos Mercadores. ( in José Andrade, A Face Humana da Toponímia de Ponta Delgada, Ed. da CMPD, 2001)



Foto do séc. XIX do antigo Largo da Graça (Camões) na bifurcação para a Rua dos Mercadores (à esquerda) e Rua da Misericórdia e antes da abertura da Rua Dr. José Bruno Carreiro e consequente demolição das casas à esquerda. À direita a Travessa de S. João (hoje Dr. Francisco Faria e Maia)



Foto actual do mesmo local vendo-se a entrada da Rua Dr. José Bruno à esquerda e a casa recentemente transformada em hotel e da qual só resta a fachada. Pelo menos isso!
| Arquivo de Comentários Antigos