terça-feira, outubro 12, 2004

Ponta Delgada – Vandalismo Cultural ou Desenvolvimento? - XII

Convergimos de novo para o Largo da Graça (Camões), onde se situava o antigo Convento da Graça (de meados do séc. XVII ), profanado pelo liberalismo e posteriormente adaptado a liceu e depois com a Igreja adaptada a Tribunal.
Da clausura do convento, hoje parcialmente demolida, fizeram um edifício onde
funcionou, até à pouco, o Arquivo e Biblioteca Pública de P.D. e uma escola primária. Hoje restam o claustro adaptado a auditório que não serve para nada e a antiga Igreja, adaptada a Academia das Artes, com umas inacreditáveis varandas de betão, ocupando os vãos dos arcos que separam a nave central das laterais.

Da cerca que lhe fica a norte, fizeram primeiro a horta do batalhão de Ponta Delgada e de 1848 a 1852, o mercado agrícola, com um curioso ambiente rústico, agora “melhorado”(!!??) e completamente descaracterizado por uma modernização descabida e disparatada.





No lado nascente do Largo da Graça existia a quinhentista “Ermida Nossa Senhora da Natividade, onde os pretos da cidade têm sua confraria” ( ), demolida no séc., XIX para se fazer um edifício onde hoje funciona uma farmácia!
A Câmara expropriou-a em 1859, vendendo parte do sítio para a construção de uma pequena casa. Hoje, no seu lugar, virada para o largo, situa-se um edifício em cujo rés-do-chão está instalada uma farmácia.

Junto ao lado poente da Igreja da Graça havia uma pequena azinhaga, a “Azinhaga da Graça” ou “Rua da Natividade para cima”, visível na fotografia da Igreja, beneficiada e alargada no séc. XIX, sendo hoje denominada Travessa da Graça que liga o actual largo de Camões à actual Rua do Mercado que lhe fica a norte. Para se aceder à estreita azinhaga, “subia-se os degraus do adro da Igreja, então mais extenso para a esquerda e formava a embocadura da mesma azinhaga”(M.Supico, “ A Persuasão”nº 1795, de 10-6-1896).



Interior da Igreja da Graça com as inacreditáveis varandas de betão colocadas nos vão dos arcos que separam a nave central das laterais



Fotografia actual da zona nascente do Largo da Graça (Camões), vendo-se o edifício que substituiu a Ermida quinhentista de N.S. da Natividade. À esquerda as escadaria da Igreja da Graça e no início da Rua Ernesto do Canto, a escola e o antigo edifício da Biblioteca Pública e Arquivo de Ponta Delgada, resultantes da demolição parcial da Clausura do Convento da Graça
| Arquivo de Comentários Antigos