quinta-feira, outubro 07, 2004

Ponta Delgada – Vandalismo Cultural ou Desenvolvimento? - VII

Na Calheta de Pero de Teive a rua subdivide-se em duas, a Eng.º José Cordeiro, continuação da Rua da Calheta e início do 1º grande eixo sul da cidade (João Melo Abreu, Largo de S. Pedro, Rua dos Clérigos , Largo de Camões, Rua dos Mercadores, lado sul da Matriz, Praça do Município, Rua de Santa Luzia, lado Sul do Campo de S. Francisco, antigo cais do Corpo Santo) e a Ladeira da Águas Quentes que inicia o 2º eixo mediano da cidade (Rua do Perú, Rua do Mercado, Rua de S. João, Rua Machado dos Santos, Rua Marquês da Praia, Rua Dr. Gil Mont’Alverne e lado norte do Campo de S. Francisco).


José Cordeiro nasceu no lugar da Grotinha, freguesia de Arrifes, a 27 de Fevereiro de 1867, e faleceu no dia 29 de Novembro de 1908. Estudou na Bélgica e em França e estagiou neste país e na Alemanha, respectivamente, em fábricas de açúcar e estearina e de álcool e cerveja. Trabalhou, depois, na Fábrica de Álcool da Lagoa, em S. Miguel, e na Companhia de Gás, em Lisboa, além de outras tentativas de realização profissional na Argentina e no Chile. Aqui tomou contacto com um sistema, embora rudimentar, de aproveitamento hidro-eléctrico para produção de energia eléctrica. De regresso aos Açores, em 1899, com apenas 31 anos de idade, inicia os seus trabalhos de industrial autónomo, aproveitando a queda de água da Ribeira da Praia para fornecer luz eléctrica à vizinha Vila Franca do Campo. Em 1902, ilumina a vila da Ribeira Grande e, no ano seguinte, começou a montar a luz eléctrica da cidade de Ponta Delgada, que veio a inaugurar a 13 de Fevereiro de 1904. A designação toponímica "Rua do Engenheiro José Cordeiro" foi atribuída por deliberação camarária de 22 de Abril de 1948. ( in José Andrade, A Face Humana da Toponímia de Ponta Delgada, Ed. da CMPD, 2001).

A Rua João Melo Abreu (antiga “rua q' uaj dafonte pera acalheta”,rua derejtaque uaj pera acalheta”, “rua de cima q. vae da Calheta para a Fonte”, “Rua Direita da Calheta” ou “Rua Direita da Fontinha”), continua a Eng. José Cordeiro.

João de Melo Abreu, natural do Porto, faleceu em Ponta Delgada, a 9 de Fevereiro de 1911. Passou parte da sua juventude a aprender contabilidade no Brasil e, em 1865, segue para a Ilha de S. Miguel, a convite do Visconde do Porto Formoso, para exercer funções de guarda-livros, vindo a fixar residência na rua que ostenta hoje o seu nome. Foi zelador da Caixa Económica da Associação de Socorros Mútuos de Ponta Delgada, criada em 1969, fundou entretanto diversas sociedades e, em 1880, decidiu instalar a sua própria firma, "Melo Abreu, Lda.", que depressa se assumiu como a maior exportadora de ananases. No dia 4 de Maio de 1892, é licenciada a "Fábrica Cervejeira, Refrigerantes e Outras Indústrias", por solicitação da firma "Melo & Ca", que inicia a produção, movida a vapor, da primeira cerveja regional com marca registada. No ano seguinte, monta ainda a "Fábrica de Refrigerantes e Gelo", passando João de Melo Abreu a acumular as funções de proprietário e director, após desfeita a sociedade inicial com o industrial Gil Augusto de Miranda. É também nesse período que adquire as instalações da antiga "Rua Formosa" e actual "Rua de Lisboa", onde a Fábrica de Cervejas e Refrigerantes "João de Melo Abreu" funciona ainda actualmente. A designação toponímica "Rua João de Melo Abreu" foi atribuída por deliberação camarária de 18 de Fevereiro de 1914. ( in José Andrade, A Face Humana da Toponímia de Ponta Delgada, Ed. da CMPD, 2001).

Carlos F. Afonso



| Arquivo de Comentários Antigos