terça-feira, outubro 05, 2004

Ponta Delgada – Vandalismo Cultural ou Desenvolvimento? - V

A Rua da Calheta depois de passar a cadeia tem uma larga rua para norte, aberta em meados do séc. XX chamada Av. D. João III que a ligava inicialmente à Estrada das Laranjeiras e hoje se prolonga mais para norte para a nova zona de expansão da cidade, o antigo Caminho de S.Gonçalo.

D. João III, o Piedoso, décimo quinto rei de Portugal, nasceu em Lisboa, em 1502, e ali De faleceu no ano de 1557. Filho de D. Manuel I, a quem sucedeu, e da rainha D. Maria, filha dos Reis Católicos, foi aclamado rei em 1521. Preocupou-se em defender o vasto império, iniciando concorrência no comércio do oriente com os franceses e espanhóis. Conseguiu autorização do Papa Paulo III para o estabelecimento da Inquisição em Portugal e introduziu também a Companhia de Jesus. Promoveu a reforma da Universidade, que transferiu de Lisboa para Coimbra, em 1537. Na política ultramarina, distribuiu as terras do Brasil em capitanias, substituídas mais tarde pelo sistema do governo-geral. No dia 2 de Abril de 1546, elevou Ponta Delgada à categoria de cidade.

Quatro séculos depois, por deliberação camarária de 25 de Setembro de 1958, foi atribuído o seu nome à avenida inicialmente designada como "Rua E". A nova artéria fora rasgada pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, sob a presidência de Manuel da Silva Carreiro, durante a década de cinquenta, para criar novas possibilidades de construção e desanuviamento à freguesia de São Pedro. O seu prolongamento até à Rua de S. Gonçalo foi construído já no ano 2001. ( in José Andrade, A Face Humana da Toponímia de Ponta Delgada, Ed. da CMPD, 2001).

Carlos F. Afonso
| Arquivo de Comentários Antigos