segunda-feira, setembro 27, 2004

Leituras, imagens e um desafio

Nas últimas férias contactei muito de perto com a realidade do "aqui havia" ou "aqui era".
Isto porque, por um lado, andei a passear em São Miguel com amigas que lá tinham estado há 14 anos atrás e, pelo muito que se construiu e o que em parte se destruiu, inevitavelmente a conversa resvalava sempre para aí, o que permitiu aos amigos que estavam connosco e que nunca tinham ido à ilha "visualizarem" o que outrora existiu em certos lugares.
Por outro lado, o meu pai estava a ler um livro, que ia comentando comigo, e que documentava a existência de inúmeras igrejas e capelas em Ponta Delgada, hoje desaparecidas e nem sequer faladas. E eu que pensava que Braga era a cidade dos 300 altares...
Foi neste contexto que, com os meus posts das férias e a imagem do que foi e do que é Ponta Delgada , surgiu a ideia ao meu Pai, que na altura escreveu assim "Havemos de postar um passeio por Ponta Delgada mostrando o que foi e o que a selvajaria humana, em nome dum suposto progresso, destruiu."
Mais uma vez a iniciativa de postar foi dele mas desta feita eu insisti.
A ideia é documentar o mais possível "os passeios" com fotografias para que quem conhece Ponta Delgada reconheça os espaços do seu quotidiano, e para que quem não conhece fique aqui com um bom guia turístico que nas bancas nunca irá encontrar.
O trabalho está iniciado e bastante adiantado e, devo dizer-vos, na minha opinião está muito interessante.
Para o blogue iremos adaptar o trabalho, que já está extenso com a recolha de elementos de diversas fontes, e vamos postar de cada vez sobre uma rua ou uma zona.
Mas se alguém estiver interessado em receber o texto de base completo, no final dos "passeios" por aqui podemos (o meu pai ou eu) enviar por e-mail. Basta deixar pedido aqui ou por mail, e o vosso endereço de e-mail.
Bons passeios!


| Arquivo de Comentários Antigos