quinta-feira, setembro 02, 2004

Férias (V) - Parque Terra Nostra

A piscina de água férrea onde, como referi em post anterior, não consigo banhar-me fica no Parque Terra Nostra, anexo ao Hotel art déco (mas totalmente reconstruido em 1997) com o mesmo nome, nas Furnas.
Foi Thomas Hickling quem fundou este parque no século XVIII,construindo "um pavilhão, jardim e tanque de água férrea a que chamou “Yankee Hall”"*
Segundo J. Marques Moreira "são desse tempo vários exemplares de araucária (...) e, possivelmente, de tulipeiro (...) e sequóia (...) ali existentes".
A partir de 1842 a propriedade passou a pertencer ao visconde da Praia, que, com o seu filho - 1º Marquês da Praia - contribuiu para a ampliação e melhoramentos do parque. Foi então construida a actual Casa do Parque no lugar do Yankee Hall.
Em 1935, em terrenos adjacentes ao jardim, abriu o Hotel Terra Nostra que, conjuntamente com toda a propriedade, foi adquirido em 1936 pela Sociedade Terra Nostra.
A partir daí, sob a gestão da família (e grupo) Bensaúde, o Hotel e o Parque têm vindo a sofrer várias intervenções.
Ao invés de me banhar nas águas férreas da piscina do Parque o que gosto de fazer nas Furnas é passear-me por entre a vegetação deslumbrante e exótica que aqui podemos encontrar.
É bom para digerir o almoço de cozido ou de qualquer outra coisa cozinhada pelo calor do solo.
É essencial para sentirmos o sossego, ou antes, o barulho das árvores e das plantas (como este ano tentei que o Migas, com cinco anos e meio, tentasse ouvir).
Já lá vai o tempo em que vínhamos desafiar as regras instituidas entrando no Parque por onde não deviamos para irmos à aventura pelo Parque.
Também já lá vai o tempo em que passei temporadas nas Furnas e vinha para aqui ler (mas estes eu acho que consigo repetir, ao contrário do que antes referi).
Este ano, foi o ano em que pela primeira vez me perdi e me desorientei pelo Parque. Pena não ter ficado lá perdida...













* Insulana, Genealogias de S. Miguel e Santa Maria, Os Ivens-Ferraz, Arquivo dos Açores
| Arquivo de Comentários Antigos