segunda-feira, julho 26, 2004

Um Guia?

Não resisto a transcrever aqui as algumas palavras que recebi da minha boa amiga Filipa, e de deixar uma questão a quem puder responder-me (e a ela).

"Eu adoro viajar, mas não para a praia, adoro ver a beleza das coisas sobretudo quando posso partilhar essa beleza com alguém de quem goste.
A necessidade de acabar uma viagem sentindo que vi tudo o que havia de belo e que se podia ver leva-me a planear cada viagem com pormenor e carinho.(...)
São Miguel foi a viagem mais bonita que fiz, por ter sido muito acariciada pelos meus anfitriões, os teus pais, por ter tido a alegria de estar com amigos de quem gosto muito e pela beleza esmagadora e inanarrável da ilha e de tudo o que vi.
Depois de criar o mundo Deus desenhou S. Miguel (...)"


A Filipa vai regressar este ano a S. Miguel e, como se vê, gostava de já estar a planear a sua ida, os passeios, a filtrar toda a informação sobre a história e a cultura local.
Mas porque não é adepta de net, e porque o que queria era um bom guia, não o vai fazer. Tão simplesmente porque não encontrou nenhum guia, nem bom, nem mau. Nenhum!
É possível que sendo a área do Turismo uma das mais "badaladas" na região, que sobressai pelos investimentos que vemos ser feitos em publicidade à região, na construção de hotéis em barda, e na abertura aos turistas de locais antes não acessíveis a estes, não comporte também o investimento na publicação de um bom guia?
É certo que as paisagens só ganham a verdadeira dimensão quando estamos perante elas e um livro, ainda que com excelentes fotos, nunca transmitiria a beleza que as caracteriza.
Mas um Guia não era para mostrar as paisagens.
Era para "contar" o que está por detrás delas, histórica, cultural e socialmente.
E mais do que isso, era para explicar a turistas, como a Filipa, os roteiros ideiais a fazer, de carro ou a pé.
Alguém sabe se existe algum Guia sobre São Miguel, assim?



| Arquivo de Comentários Antigos