quarta-feira, julho 21, 2004

FRANCISCO NUNES BAGO – Fundador, com seu irmão, da Ermida do Desterro

O investigador Hugo Moreira, num trabalho publicado em 1948. na revista Insulana. do Instituto Cultural de Ponta Delgada, cita o Dr. Ernesto do Canto que na “Notícia sobre as Igrejas Ermidas e Altares da Ilha de S. Miguel”, escreveu sobre a Ermida de Nossa Senhora do Desterro em Ponta Delgada:
“Ermida construída pelo Licenciado Francisco Nunes Bago e sua mulher. Isabel da Costa Arruda e por eles dotada com quinze alqueires de trigo de foro, por escritura de 5 de Março de 1629, como consta do seu testamento de 24 de Julho de 1637 n.0 1052 dos Testamentos da Relação dos Açores).
Em 1924, quando a ermida foi assobradada de novo, a expensas de António Domingues Miranda. foi encontrada uma pedra de basalto com uma inscrição epigráfica em letras maiúsculas, no lado do Evangelho, e para decifrá-la chamaram o eminente genealogista Rodrigo Rodrigues que depois de a ler, insistia para que se deixasse um alçapão sobre a campa. o que infelizmente se não fez nessa altura. Os dizeres da inscrição desfeitas as abreviaturas e postas em ortografia moderna, são:
‘‘Sepultura do Licenciado João Gonçalves Homem sua mulher e herdeiros”.
O Licenciado Francisco Nunes Bago e .seu irmão, o Licenciado João Gonçalves Homem, eram filhos de Nuno Gonçalves Homem e de sua mulher Águeda Fernandes. Tiraram os seus cursos na Universidade de Coimbra.
O nome do Licenciado Francisco Nunes Bago ficou conservado na toponímia micaelense durante muitos anos e em diversos lugares. Em Vila Franca do Campo, a rua que segue ao longo do lado sul do adro da Matriz e que vai até à rua do Visconde da Palmeira, é conhecida pelo nome de rua do Bago. Na freguesia do Livramento, a Canada de Jesus, Maria, José foi, outrora, conhecida pelo nome de Bago. Em Ponta Delgada, a actual Rua José Maria Raposo de Amaral, onde residiu, foi conhecida., durante muitos anos, pelo seu nome. Deve ter vindo viver para esta rua por volta de 1608, onde residiu até à data da sua morte, ocorrida em 9 de Junho de 1637, completam-se, agora, 358 anos.
Antes de vir morar para esta rua, o Licenciado Francisco Nunes Bago viveu na actual rua Hintze Ribeiro, mais conhecida por rua do Frade.
Para confirmá-lo, existe um arrendamento feito pelo provedor e conselheiros da Santa da Misericórdia de Ponta Delgada e Santa Casa em 5 de Março de 1595, no livro 1º de Notas e Contratos da Santa Casa da Misericórdia. As casas, referidas no contrato de arrendamento, foram aforadas, em 2 de Fevereiro de 1608, a Simão Gonçalves Pinheiro.
O Licenciado Francisco Nunes Bago deve ter vindo residir para a rua do Licenciado António de Frias por cerca de 1608, pois começa esta rua a ser também designada pelo seu nome, a partir desta época.
Numa escritura de 11 de Setembro de 1626, diz-se: “...na rua do Licenciado António de Frias, defronte das casas em que ele dito Licenciado Francisco Nunes Bago vive...”
Desempenhou vários cargos de importância: o de Ouvidor do Capitão Donatário, o de Procurador de D. João de Sousa de Ataíde, Conde de Castanheira, o de Secretário da Câmara Municipal e Advogado da Santa Casa da Misericórdia.
O Licenciado João Gonçalves Homem foi o primeiro médico micaelense que se formou na Universidade de Coimbra. Era médico do partido da Câmara Municipal de Ponta Delgada e da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, de onde foi suspenso. A suspensão foi motivada pela vinda do juiz e oficiais da Câmara Municipal à Santa Casa e terem visto, transformado em monturo, o adro do lado do poente, que servia de travessa, ocasionando assim “muitas ofensas a Deus”. Ordenaram que a Santa Casa o tapasse e servisse de cemitério para os pobres que falecessem no hospital da Santa Casa e assim mandaram a Bartolomeu Martins que tapasse uma porta que tinha feito, havia poucos dias para o dito adro. A casa do mercador Bartolomeu Martins confrontava com o adro da Santa Casa pelo nascente.
Em 1616-17, tudo se harmonizara, pois o Licenciado João Gonçalves Homem voltara novamente a ser médico em serviço na Santa Casa da Misericórdia e até Conselheiro da mesma. Veio a falecer em 16 de Junho de 1633, completam-se, agora, 362 anos — e está sepultado na sua ermida de Nossa Senhora do Desterro. Hugo Moreira conclui que fundou a Ermida de N.S. do Desterro de Ponta Delgada o Licenciado João Gonçalves Homem e deu-lhe dote de património seu irmão, o Licenciado Francisco Nunes Bago.


por M. J. ANDRADE ( “Açoriano Oriental 5 de Junho de 1995 )

| Arquivo de Comentários Antigos