sábado, novembro 22, 2003

A tradição

Etiomlogicamente tradição vem do latim "traditio", que significava entrega, doação, transmissão de um lado para o outro. Curiosamente esta palavra latina deu também origem à  nossa traição, o que certamente ficará a dever-se ao facto de em latim a palavra se aplicar à  entrega ou transmissão do saber e à  transmissão ou entrega de pessoas.
Muito já se pensou, se debateu e se escreveu sobre ela - a tradição - e a sua relação com a modernidade. Mas isso é outro tema, outra divagação, que não me traz aqui hoje.
Acreditando na modernidade, e não deixando de ser crí­tica a alguns aspectos que esta nos pode proporcionar, eu sou decididamente a favor de tradições. De algumas, claro.
Porque, "É a tradição que faz de nós aquilo que somos" (Albert Einstein).
Ao manifestar-se em vivências, numa certa forma de pensar ou numa certa forma de escrever, a tradição é o espelho de uma cultura.
O curioso é que, com a maior facilidade de comunicações nos tempos que correm, cada vez menos se preservam as tradições. A transmissão e entrega, que fez nascer a tradição, está hoje mais ao serviço da modernidade.
Mas porque não pô-las também ao serviço da tradição?

| Arquivo de Comentários Antigos